Do conflito à solução

O debate propõe uma reflexão sobre a consolidação e os desafios futuros das principais modalidades dentre as soluções extrajudiciais de conflitos, arbitragem e mediação. Evento dirigido a agentes do Direito, árbitros, mediadores, empreendedores e público em geral.

Organizadores:

A Câmara de Comércio Brasil-Líbano (CCBL) que, através de sua Câmara de Arbitragen e Mediação, dirige-se em especial aos pequenos e médios negócios, sob uma filosofia inclusiva na prestação de seus serviços, lastreada na racionalização dos ritos, celeridade, economicidade e excelência técnica, através do concurso de um rol superlativo de profissionais engajados.

Instituto Kanoun de Direito Comparado Brasil-Líbano, entidade que reúne importantes nomes do mundo jurídico nacional, de ascendência ou afinidade libanesa.

Debatedores:

Francisco José Cahali é Professor, Advogado e Consultor Jurídico em São Paulo e Brasília, atuante especialmente em questões envolvendo Direito Civil em geral, Arbitragem, Direito de Família e Sucessões e para solução ou gestão estratégica de disputas. Bacharel, Mestre e Doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, onde leciona na Graduação e Pós-Graduação. Coordenador do Núcleo de Direito Civil do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-SP. Professor convidado da Universidade de Salamanca – USAL, para pós-doutorado em Arbitragem. Membro fundador e coordenador do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. Membro da Comissão de Direito Civil da OAB-SP; do Conselho de Ética do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – CONIMA, do Conselho Editorial Nacional da Revista de Arbitragem e Mediação publicada pela Editora RT, e do Conselho Editorial da Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Líder do Grupo de Pesquisa em Arbitragem junto ao Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Membro do Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias – DPJ, junto ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ no biênio 2009-2011. Árbitros em diversas Instituições Arbitrais.

 

Rabih Maalouf é bacharel pela Université Saint Joseph do Líbano , mestre pelo Institute of Judicial Studies, pela ESCP Business School e (LL.M.) pela Columbia Law School dos EUA. Advogado e juíz de direito nos dois países, hoje radicado no Brasil, atua como consultor jurídico internacional.

 

Silvia Pedroso Nasrallah é advogada e tradutora juramentada. Graduada em Letras e Literatura Inglesa – Pontifícia Universidade Católica- PUC-SP e em Direito – Universidade Paulista – UNIP; pós-graduações em Direito das Obrigações na Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU); em Negociação Estratégia- PUCPR;  Formação em Mediação Extrajudicial no IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil.  Formação em Mediação Judicial na Algi. Formação em Arbitragem promovido pelo Instituto IMAB; Certificação Internacional 2 – Mediador Avançado-ICFML (Instituto de Certificação Internacional  para Mediadores Lusófonos) reconhecido pelo IMI Institute; Curso de Mediação de Disputas na Harvard Law School; Curso de Estratégias de Negociação na Harvard Law School; Curso em  Negociação promovido pela Pepperdine University na Universidade Mackenzie. Atua como mediadora de empresas familiares, em conflitos societários e em dissoluções societárias através de diversas Câmaras de Mediação. Membro da Comissão de Mediação da OAB Centro até 2021 e  Vice- Presidente da Comissão de Mediação OAB Jabaquara. Coordenadora da Câmara de Arbitragem e Mediação Brasil- Líbano. Ministra aulas sobre Mediação de Conflitos na ESA- Escola Superior de Advocacia Subsecção Jabaquara. Sócia da Solve Resolução de Conflitos. Parte do corpo de advogados da Dorsi Pereira Advogados.

Moderadores:

Ricardo Elias Maluf é Advogado e sócio fundador de Maluf e Rodrigues Advogados. Graduado pela Universidade Mackenzie (São Paulo), é consultor jurídico e representante legal no Brasil de companhias aéreas internacionais da América Latina, Europa, África e Ásia, com mais de 35 anos de experiência em direito aeronáutico internacional e assessoria jurídica em direito empresarial. Presidente do Instituto KANOUN de Direito Internacional Comparado Brasil Líbano. Conselheiro da Câmara de Comércio Brasil Líbano. Membro consultor da Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo. Participa constantemente de comitês de pesquisa e estudos aeronáuticos em diversas associações relacionadas à Aviação Civil no Brasil e em outros países.

Guilherme F. Mattar é advogado, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo LL.M. em Direito Internacional pela University of Notre Dame Law School (Londres, Reino Unido); chefe de gabinete, secretário municipal adjunto e secretário municipal da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, entre 2007 e 2012, sócio-diretor da PrOrient Consultoria, membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo, ex-diretor e atual secretário-geral da Câmara de Comércio Brasil-Líbano e presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação Brasil-Líbano Presidente.